5 dicas para um parto mais tranquilo.

1149
2min de leitura

Um dos momentos mais importantes de toda a vida do ser humano deveria também ser, o mais tranquilo, prazeroso e memorável. Todavia, o parto atualmente está mais relacionado a medo, insegurança e estresse. Lançamos cinco dicas para que você tenha o melhor parto!

- Informação: Para evitar intervenções desnecessárias e indesejadas, que possam prejudicar a boa memória desse momento, é importante que a gestante e o acompanhante se mantenham bem informados. A escolha será sempre da mulher, e tanto faz a via que o bebê nasça (cirúrgica ou vaginal), ela precisa ser respeitada e feita após serem repassadas todas as informações sobre ambos procedimentos.

- Preparo emocional: Parece besteira e infelizmente é uma prática ainda não muito difundida, mas é impossível ter um bom parto sem estar emocionalmente bem. O parto depende de hormônios, os quais são liberados quando estamos mais calmos e positivos. A tensão, o medo, a insegurança apenas prejudica todo o momento. É como se o corpo estivesse tentando abrir para a vinda do bebê e a cabeça estivesse tentando fechá-lo.

- Preparo físico: A natureza é tão boa que prepara nosso corpo de uma forma incrível, ajeitando aqui e ali para que tudo ocorra bem. Mas trabalhar o corpo com movimentos, técnicas de alongamentos, abertura e respiração além de eliminarem a tensão contribuem para o alívio da dor no momento do parto. Trabalhar o assoalho pélvico também facilita não apenas no momento do nascimento, mas a recuperação pós-parto.

- Rede de apoio: O apoio é fundamental. Sentir-se acolhida independente da escolha traz segurança, gera mais amor e aumenta o vínculo com o bebê.

- A Doula: O Ministério da Saúde considera a participação da Doula (mulher que atende emocionalmente e fisicamente a gestante) como crucial para um parto memorável. A doula não faz parte da equipe técnica, apenas auxilia a mulher e o acompanhante, incentivando e acalmando com palavras de apoio e com técnicas de relaxamento muito bem vindas para o momento.

Fotos por Fabiana Silva, fotógrafa da Chroma especializada em partos.

Texto por Elaine Magalhães, psicóloga, neuropsicóloga e doula.

14 Jul 2017

5 dicas para um parto mais tranquilo.

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

dicas parto dicas parto tranquilo doula fotógrafa parto fotografia parto fotografia parto jaraguá do sul fotografia parto santa catarina fotografia parto são bento do sul fotógrafo parto jaraguá do sul fotógrafo parto são bento do sul parto tranquilo

Quem viu também curtiu

10 de Jul de 2017

A importância da Fotografia de Parto

25 de Jul de 2018

Fotografia de Parto x Hospitais

09 de Nov de 2017

A importância da fotografia infantil.

Logo do Whatsapp