Newborn: o que saber antes de contratar o fotógrafo?

1489
4min de leitura

A fotografia newborn - como tantas outras áreas - começou nos Estados Unidos e lá eles já fotografam os bebês em poses fofas há vários anos. Aqui no Brasil temos fotógrafos que trouxeram esse ensaio há uns 7 anos mas o boom! aconteceu há uns 2 anos e hoje vemos muitos fotógrafos de recém nascidos. Mas se você está gestante ou seu bebê acabou de nascer e você está querendo fazer o primeiro ensaio da vida do seu filho deve estar se perguntando: o que devo saber antes de contratar um fotógrafo de newborn?

Experiência do Profissional: Antes de tudo você deve pesquisar no portfólio dos fotógrafos que você mais gosta do trabalho se aquele profissional tem experiência no assunto. Fotografia de recém nascidos é algo bem específico e não significa que só porque o fotógrafo tem anos de estrada e seja muito bom que ele consegue executar esse tipo de ensaio. Mas existem muitos profissionais que não fazem somente fotografia newborn mas também fotografam gestantes, crianças e atuam em outras áreas dentro da fotografia. Pesquisou e ele fotografa newborn há algum tempo? Legal! Próximo passo é verificar se ele fotografa e manipula o bebê sozinho ou se trabalha com um segundo fotógrafo ou um assistente para esse ensaio. É humanamente impossível fazer certas poses com o bebê, dar segurança e fotografar ao mesmo tempo. A pose do queixinho da chamada desse post é feita através de duas fotos com a mão de uma segunda pessoa e depois é retirada no Photoshop. Fique atento a isso!

Estúdio ou Atendimento em Casa? Muitos pais preferem ir até um estúdio e muitos pais preferem ser atendidos no conforto de suas casas, aí vai depender de cada mãe. Geralmente o estúdio já tem um espaço específico para esse tipo de ensaio, mas não marque outras coisas depois e nem ache que será rápido, independentemente de onde for o ensaio, é o bebê quem diz quanto tempo vai levar. Já se o profissional precisar se deslocar até sua casa, tenha a certeza de que você tem espaço adequado para que toda a estrutura seja montada. Apesar de ser quase um circo montado em sua casa, a mãe pode ficar mais tranquila, mais a vontade pois poderá fazer lanchinhos e tudo o mais. Mas isso não significa que a família pode estar toda reunida para assistir. O fotógrafo e sua equipe, o bebê e a mãe devem estar tranquilos e em sincronia para que tudo ocorra da melhor forma possível. Ah, e oferecer uma água para os profissionais também é válido, pois o ensaio pode levar de 3h a 5h. E com certeza o profissional irá levar uma parte de seu acervo que ele considera apropriado para o peso e tamanho do seu bebê, para a combinação de cores escolhida. Tanto em casa como em estúdio se você quiser usar algo específico, verifique se o profissional dispõe daquele item perguntando para ele ou então olhando seu site. E é de bom tom não levar fotos de outros profissionais, se inspire no trabalho do fotógrafo que você escolheu. Caso você veja alguma foto na internet que você gostaria de tentar reproduzir, explique a pose ou o acessório para seu fotógrafo, assim ele fará e/ou usará algo dentro de seu estilo.

Preço X Valor: Quem tem um bebê, planejado ou não, sabe que terá inúmeras despesas desde a gestação, passando pelo parto e depois com o nascimento. É um novo serzinho que vem bagunçar e, ao mesmo tempo, trazer amor para aquela família. Mas se tratando de um "bem" tão valioso, você deve parar para pensar na diferença entre preço e valor. Preço é o que vemos em uma etiqueta ou exposto em um orçamento, são os números ali colocados e existem preços para todos os bolsos sobre qualquer item nessa vida. Mas aí além do preço, também temos o valor. Depois de ver se o fotógrafo que você escolheu é bem qualificado e faz as imagens no estilo que você gosta, de escolher se o ensaio será em estúdio ou em sua casa, você deve pensar que seu bebê terá apenas dias de vida e estará nas mãos de um "estranho" - salvo exceções quando a família já conhece o fotógrafo há algum tempo e já fez outros trabalhos com ele -, mas ainda assim é um pessoa que, na grande maioria das vezes não faz parte da família. Portanto pense que seu bebê vai ter sim fotos lindas, mas que antes disso ele precisa de alguém que trate ele com carinho e muita segurança e estes dois últimos ítens geralmente estão ligados a valor e não a preço. A quantidade de qualificações e a experiência do profissional vai estar totalmente ligado ao seu valor, pois o conhecimento dele não tem preço. Às vezes vale investir um pouquinho mais para ter segurança, carinho e um resultado incrível do primeiro ensaio fotográfico do seu bebê.

As fotos aqui estampadas foram feitas pela equipe da Chroma Fotografia: o bebê carinhosamente manipulado com segurança por Fabiana Silva e fotografado por Pamela Machado. As profissionais possuem cursos presenciais com as fotógrafas Paloma Schell e Carol Dias, participação em Congressos na área, curso com a fisioterapeuta Alana S. Alves sobre o Desenvolvimento dos Recém Nascidos, curso de Capacitação para Fotografia de Partos no Hospital pela UNIMED e diversos cursos não-presenciais online.

Texto: Pamela Machado/Chroma FotografiaPosicionamento e Segurança: Fabiana Silva/Chroma FotografiaFoto e Edição: Pamela Machado/Chroma Fotografia

16 Nov 2017

Newborn: o que saber antes de contratar o fotógrafo?

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

atendimento em casa book recém nascido Chroma Fotografia ensaio newborn fotógrafo newborn fotógrafo recém nascido newborn newborn em casa preço x valor recém nascido segurança

Quem viu também curtiu

09 de Nov de 2017

A importância da fotografia infantil.

29 de Nov de 2017

Ensaio gestante, newborn e smash the cake: quando fazer cada ensaio?

05 de Out de 2017

Introdução alimentar e a importância da alimentação na infância

Logo do Whatsapp