Imagem capa - Fotografia de Parto x Hospitais por Chroma Fotografia
Fotógrafa de PartoFotografia de PartoFotografia

Fotografia de Parto x Hospitais

Fotografar nascimentos é algo apaixonante, mas não é para todos os fotógrafos. Na Chroma, sou eu - Fabiana - que acabei me especializando e amando essa área da fotografia.


E o que falar desse momento tão emocionante e extremo?! Em algumas das palestras que ouvi, uma coisa me marcou: a fotografia de parto foi comparada com a fotografia de guerra, afinal é uma fotografia que pode se esperar tudo e ao mesmo tempo não podemos interferir, não podemos direcionar, apenas estamos lá para registrar aquele momento da melhor forma que encontrarmos, porque lá não podemos nos movimentar como bem entendemos, existem regras, e acima de tudo cuidado.

Já fotografei em vários hospitais e muitos deles têm o cuidado de saber se você está apto a estar lá: se não vai passar mal, se sabe ficar no seu lugar paradinha (mesmo que seu instinto seja dar um passinho a frente, afinal você acaba se envolvendo com tudo e não quer perder nada), entre outras coisas.

Existe uma grande diferença quando se registra um parto normal para uma cesárea; no parto normal as coisas acontecem sem muito esperar, sem muito se preparar, você acaba tendo um pouco mais de liberdade dependendo
do hospital, já em uma cesárea existe a área estéril que você não poderá tocar jamais, afinal você acaba participando de uma cirurgia e isso requer muito cuidado.

E em cada hospital você acaba cruzando com diversos profissionais. E o mais legal disso tudo é que você acaba encontrando alguém que faz de tudo para que os pais tenham um registro lindo, eles te ajudam até nas poses, são super empolgados para fazer com que aquele momento seja ainda mais especial para os pais, e eu claro, fico super feliz.


Claro que existem momentos que essa ajuda não vem e você acaba tendo que registrar da melhor forma que você pode, dentro do seu limite, mas nada disso impede que nossos clientes tenham lindas fotos desse momento maravilhoso em suas vidas.

Portanto para fotografar um parto, você precisa estar ok com o sangue que irá acontecer e aparecer, ter experiência
na fotografia de parto, levar seu equipamento esterilizado, ter o cuidado de lavar as mãos na entrada e saída do hospital, estar preparado para sair da sala em qualquer situação de emergência ou perigo para o bebê ou a mãe, porque nessa hora o que mais importa não é a foto e sim a vida.

Por isso não deixe de contratar um profissional que seja experiente para fotografar um dos momentos mais incríveis de sua vida.

Fotos e texto por Fabiana Silva/Chroma Fotografia