Imagem capa - Mês das Mulheres por Chroma Fotografia
Fotografia

Mês das Mulheres

Mulher. Dizem que esta palavra representa um sexo frágil, mas será que representa mulheres frágeis? Nesses 10 anos de Chroma e 12 anos de fotografia e 32 anos sendo mulher, vi e convivi com mulheres fortes, inteligentes, lindas, decididas e que mostraram para mim que nós, mulheres, podemos ser o que quisermos e quem quisermos.


Depois que comecei a fotografar, fotografei mães, empresárias, vendedoras, médicas, enfermeiras, biólogas, farmacêuticas, empreendedoras, professoras, psicólogas, advogadas, engenheiras e tantas outras mulheres incríveis com profissões tão incríveis quanto que já perdi as contas. Fotografar famílias, casais, crianças, casamentos... tudo isso é incrível! Mas fotografar mulheres... ah, essas trazem no coração o amor de um mundo todo e trazem em seus olhos o brilho de um sonho. Todas as mulheres são sonhadoras e as que não são, por algum motivo, se convivem com outras mulheres, logo seus olhos voltam a brilhar e seus sonhos voltam à tona.


Mulheres são a essência do mundo e são elas que comandam o ritmo de tudo, podem perceber. Elas que ditam o ritmo de uma casa, do trabalho e da vida, sem elas nada anda, nada acontece. Somos incentivadas a estudar, a trabalhar, a batalhar, a correr atrás, a fazermos tudo sozinhas, a sermos independentes. Mas será que o mundo está pronto para essas mulheres tão incríveis? O que o mundo espera de nós? O que nossas mães e pais esperam de nós? O que nossos filhos esperam de nós?


Há algum tempo (e nem precisamos ir tão longe assim) as mulheres eram ensinadas a cozinhar, a cuidar de uma casa e a cuidar de um bebê. As mulheres. Somente elas. Hoje em dia as mulheres aprendem diversas línguas, aprendem a administrar uma empresa e podem ser o que elas quiserem, assim como os homens. Há tanto tempo que a mulher busca seu espaço que cada vez mais ela vem conquistando e mostrando que elas conseguem ser o que quiserem e ainda ter emoção, coração, sentimento; entender melhor o ser humano com o qual ela convive, ter compaixão e amor pelo próximo.


Amor, tá aí uma palavra que define muito bem as mulheres. Nós somos movidas a amor, a paixão. Quando fazemos o que amamos, ninguém pode nos parar, porque assim como as mulheres movem o mundo, nós, mulheres, somos movidas pelo amor.

Fotos: Israel de Oliveira/Chroma Fotografia & Pamela Machado/Chroma Fotografia
Texto: Pamela Machado/Chroma Fotografia