Imagem capa - Recém-nascido: quando e como visitar? por Chroma Fotografia
Mamãe e Bebê

Recém-nascido: quando e como visitar?

Um novo membro da família é sempre motivo para felicidade e também para querer reunir a família para aquela visitinha, não é mesmo? Mas você sabe quando é o melhor momento para visitar o recém-nascido e a mãe? Por isso trouxemos algumas dicas infalíveis, dá uma olhada:

#1 - Beijo/Mãos: O beijo deve ser restringido para os pais do bebê, pois o bebê ainda não tem anticorpos suficientes e a boca e o nariz são porta de entrada para uma contaminação que pode ser simples ou até aparentemente inexistente em você, mas muito delicado para aquele serzinho de poucos dias ou meses de vida. Bem como pegar em suas mãozinhas que são facilmente levadas ao rosto e até para a boca.

#2 - Maternidade/Casa: No caso da maternidade, é aconselhável visitas apenas de pessoas muito chegadas da mãe. Além de avisar antes, evite o dia do nascimento, a mãe ainda está cansada e se recuperando do parto. Caso você vá visitar o bebê e sua família em casa, não esqueça de avisar, isso é imprescindível. E também não vá nas primeiras semanas, tudo ainda está em fase de adaptação: o bebê, a mãe, o pai, a família como um todo. E mesmo assim, seja breve, a não ser que a mãe pediu para que você fique; nesse caso, se você for mais íntimo, aproveite e pergunte se ela precisa de alguma ajuda: lavar uma louça, dar atenção e/ou brincar com o irmão mais velho do bebê (caso tenha), passar aquela vassoura podem ser coisas simples e rápidas de serem feitas e podem dar aquela ajuda.

#3 - Barulhos/Odores/Higiene: Apesar de existir casos em que o bebê está se acostumando com os barulhos da casa - principalmente se ele tiver um irmão/irmã mais velha -, é de bom tom não rir muito alto e nem falar muito alto, bem como aglomerações não são indicadas. Se você chegou e tem muita gente, seja breve e volte outra hora. Lembrando que perfumes muito fortes podem causar alergia ou irritação nos bebês e, se você é fumante, evite o cigarro pelo menos duas horas antes de sua visita. E em qualquer um dos casos, chegando na casa do recém-nascido é legal que você lave as mãos com água e sabão para que evite de trazer qualquer contaminação da rua. E ah, pegue o bebê no colo apenas com o consentimento da mãe, ela podem se sentir insegura, então pegue o bebê apenas se ela oferecer. E se você esteve gripado muito recente à visita ou ainda está com gripe, remarque sua visita.

#4 - Fotografias/Privacidade: Lembre-se que aquele serzinho acabou de chegar naquele lar então, antes de tirar uma foto, pergunte também para os pais. Já é sabido que o flash não cega a criança, mas evite usar para que não irrite o bebê. É claro que se o bebê estiver dormindo, você não deve acordá-lo e se for hora do banho ou da mãe amamentar, dê privacidade, é um momento íntimo, a não ser que a mãe te convide para permanecer junto dela.

Em qualquer caso, é fundamental respeitar a vontade dos pais e a rotina da casa. Após 90 dias do nascimento, a rotina já está melhor estabelecida, os pais mais tranquilos e o bebê já tem mais imunidade para receber sua visita e aproveite para ver e se encantar com o bebê.

Segurança e posicionamento: Fabiana Silva/Chroma Fotografia
Foto e edição: Pamela Machado/Chroma Fotografia
Texto: Pamela Machado/Chroma Fotografia