Imagem capa - A importância da Fotografia de Parto por Chroma Fotografia
Fotógrafa de PartoFotografia de Parto

A importância da Fotografia de Parto

Fotografia de parto é algo que agrada muito alguns e outros não, são opiniões divididas, mas é um registro que tem sua magia e, para mim, é muito importante.


É um momento tão mágico, tão lindo, que não consigo imaginar algo tão perfeito quanto o nascimento de um ser humano. O primeiro suspiro fora da barriga da mãe, o primeiro choro, as lágrimas de emoção dos pais ao ver seu filho pela primeira vez, tudo é muito importante para ser registrado, afinal, deixar o pai fazer isso não é justo pois ele também quer curtir, ver, ficar atento para poder conhecer seu filho e para ele ficar preocupado em fazer fotos é sempre ruim. Sem falar que o resultado não é o mesmo, o registro não fica 100%, não é mesmo? As emoções estão muito a flor da pele! 




O nosso papel nesse momento é ser totalmente invisível! Estamos lá só para registrar e documentar, não é uma fotografia que se interfere, que se mexe. Registramos com pouca luz ou a luz que temos no ambiente, tudo é muito rápido e sempre ficamos no nosso cantinho esperando o momento em que podemos chegar mais pertinho para também conhecer o bebê e poder registrar tudinho mais de perto.




Outro momento que se torna ainda mais emocionante é o encontro com os familiares que estão lá fora esperando pra conhecer o neto, o sobrinho, o irmão, enfim, o mais novo membro daquela família e é essa hora que sempre rende fotos lindas e emocionantes.


Houve um tempo em que fotografia era muito cara e as pessoas ficavam com vergonha de contratar em momentos assim, mas hoje temos o privilégio de viver em um momento que todos podem ter um fotógrafo na hora do parto e, principalmente, ficar a vontade com isso, porque nada é feito de forma que deixará a cliente constrangida. O foco é o nascimento e isso é algo fantástico, não se percebe se a mãe está cansada ou com olheiras, o que importa naquele momento é a vida que começa e a emoção de poder compartilhar isso é maravilhosa.




Pais não deixem de registrar cada momento dos seus filhos e quem sabe poder começar desde o parto, por que não?

O tempo voa e o que fica são as lembranças, e ter lembranças assim, feitas por profissionais, tornam tudo mais especial.


Por Fabiana Silva, fotógrafa da Chroma Fotografia especializada em Fotografia de Partos.